quarta-feira, 14 de maio de 2014

Problemas com a ECOSPORT 4WD tração 4wd não funciona o que fazer ?



     Fiz este Blog por não existir muitas informações sobre a tração da Ecosport 4WD, eu comprei a minha Ecosport 4WD ano 2005 em dezembro de 2013, e por conta da má fé do antigo dono do carro me vendeu o carro com a tração sem funcionar como seria isso ? A tração inteligente pode transferir sem o acionamento do botão da tração ate 40% do toque para as rodas traseiras e pode chegar ate 100% com o botão acionado em caso de perda de tração das rodas dianteiras, diante da falta de experiência com esse tipo de problema com a grande maioria dos mecânicos ficamos a mercê das concessionárias após chegar cuidadosamente toda a parte elétrica que faz o acionamento da tração entre fusíveis e relês tive a minha 1 decepção, o problema era mecânico, sem imaginar o tamanho do problema que estava por vir, a peregrinação começou ao descobrir que o conversor de torque conhecido como sistema Control Trac II, é quase impossível encontrar no mercado paralelo em lojas de auto peças, e para a minha grande surpresa e minha 2 decepção na concessionária da FORD o preço do conjunto custa quase 9 mil reais quase 40% do valor do carro do mesmo ano que o meu, a concessionária diz que a peça não tem recondicionamento, então vi o tamanho do problema que era a ecosport 4WD, gostei muito do carro mas a manutenção do sistema Control Trac II se torna quase inviável, e poucos os mecânicos que vão fazer um serviço de confiança, assim sendo após muito trabalho consegui arrumar um mecânico que confiava para podermos descobrir qual era o defeito mecânico.




   Como quase não encontrei fotos de como era o conversor de toque resolvi tirar algumas fotos e mostrar como é este mecanismo relativamente simples, mas com uma grande precisão e logística  da parte técnica em suas peças.


   Pensei que fosse complicado para retirar o conversor mas não foi tão complicado em 30 minutos foi o tempo aproximado para retirar o sistema Control Trac II e ver o que havia acontecido, eu imaginei que pudesse ter sido um problema simples mas o conversor vem lacrado com 2 pontos de solda na tampa acredito que para evitar que a tampa solte com o tempo e com a ajuda do toque, então depois de acompanhar a retirada da peça e após serem todas limpas deu pra ver e entender o que aconteceu. A carcaça que transfere o torque do cardã para o diferencial havia quebrado como se ve nessas fotos.




   O conversor se resume em 4 partes, a carcaça o eixo aonde vão as engrenagens que transferem o torque para o diferencial e a bobina magnética que faz o acionamento integral do sistema, podemos ver nas próximas fotos.


   Não sei a quanto tempo isso  estava quebrado, mas sei que não sou o 1 a adquirir uma ecosport 4WD e ter uma péssima surpresa desse tipo, eu estando descontente com a concessionária e a dificuldade de conseguir esta peça nas autos peças resolvi junto ao mecânico recondicionar esta peça vendo que iria gastar muito menos alem de perder dias tentando encontrar outra peça igual ou comprando outra na concessionária, a carcaça é feita de alumínio então no meu caso não teria como soldar usando uma máquina de solda comum. Neste caso tem que ser usado a solda TIG que não é nada barato mas deve resolver o problema no meu caso também danificou a rosca da parte interna da carcaça e após a soldagem tive que levar para um torneiro mecânico tornear a parte interna aonde vazou a solda para o lado interno e a rosca estava danificada como mostrado na foto. 

   Após todo o trabalho de tornearia que ficou excelente e testar a bobina magnética se estava funcionando foi só conferir o estados dos discos de fricção tive que trocar alguns anéis oring e rolamentos ate mesmo para prolongar a vida útil do sistema e montar tudo na sequência colocar o óleo ficou assim. 






   Fiquei impressionado com a força da bobina eletromagnética quando ligamos pra fazer o teste quando ela estava na bancada, e também fiquei bem aliviado pois esta peça só iria conseguir comprar na concessionária e custa quase 3 mil, isso poque dizem que a ECOSPORT tem um baixo custo de manutenção .... Pode ate ser com exceção do conversor de toque que este é importado do E.U.A. e como os outros modelos de carros que utilizam o mesmo tipo de sistema de tração é o FORD ESCAPE e o MAZIDA TRIBUTE, sem chance de achar estes carros nos desmanches ou auto peças, então após todo esse trabalho de logística e troca dos retentores e rolamentos chegou o grande momento de testar novamente a tração.


   Por esta peça ser importada a dificuldade de encontrar os retentores foi enorme mas ainda deu certo após muita procura.



   Quem tem uma ECOSPORT 4WD não quer ter este carro apenas para usar no asfalto mas ter esta "mosca branca" e descobrir apenas quando for tarde que foi enganado ou que não vale a pena o conserto não é justo ficar no prejuízo e pensando nos outros donos que foram vitimas de má fé assim como eu fui fica  a dica de que vale a pena gastar 2 mil para arrumar o sistema Control Trac II, lembando que esse sistema deveria durar aproximadamente uns 200 mil Km, o meu sistema quebrou antes dos 60 mil e vejo que existem muitos outros com problema, ao todo eu gastei 2 mil para "recondicionar" o sistema control trac II o serviço ficou com boa qualidade esta funcionando perfeitamente estou satisfeito e não pretendo mais me desfazer da minha eco 4WD se algum outro dono de ECOSPORT 4WD estiver passando pelo mesmo problema que já passei entre em contato comigo para fazer o "recondicionamento" do sistema, meu email é ewtsouza@gmail.com e para ficar um material a mais disponível  sobre essa ecosport 4wd. Uma dica para quem quer testar se a tração esta funcionando corretamente, basta levantar uma das rodas dianteiras com um macaco ate que perca o contato com o solo em uma área plana então acione o botão da tração e solte levemente o pedal da embreagem o carro deverá sair do lugar cuidado pois provavelmente irá derrubar o macaco esta condição simula a condição de perca de tração dianteira e pode ser transferido ate 100% do toque para as rodas traseiras. 
   Tenham sempre o hábito de verificar se realmente o botão que aciona a tração integral esta desligado pois pode danificar o conversor de torque o sistema control trac II, que foi a provável causa que danificou o sistema da minha ecosport ou o antigo dono se esqueceu de desligar a tração e ficou andando no asfalto ou foi na estrada a mais de 100 Km\h que deve ter feito este estrago o importante que teve como consertar e  foi relativamente barato em vista dos valores que poderia chegar. 

38 comentários:

  1. Parabéns pelo post.
    Eu notei nas fotos que você tinha um vazamento ao redor da flange (final do cardan), com manchas de óleo no tanque.
    A minha Eco 4wd 2009 está com um grande vazamento naquele mesmo local, mas a caixa de transferência funciona.
    É fácil de solucionar o vazamento ? O que você fez na sua ?

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    1. Essa questão foi respondida por e-mail mas para os demais usuários fica a dica que para um serviço de melhor qualidade recomendo retirar a carcaça para trocar a flange no meu diferencial foi trocado o óleo e coube 1 litro de óleo pois alem de lubrificar o diferencial também lubrifica o sistema de tração.

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  2. Boa noite preciso comprar o retentor, mas não encontro em lugar nenhum, onde você conseguiu comprar por favor me passe o contato Obrigada

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  3. Boa noite, minha ecosport esta fazendo um barulho de rolamento seco, acredito que esta vindo do Control Trac II, o problema é abrir isto ai e achar o rolamento...

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  4. Amigo, bom dia, estou com o mesmo problema, onde vc consegui comprar as peças, retentores, anéis e rolamentos?

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    1. Então aqui na minha cidade foi possível encontrar o que eu precisava pois existe casa especializada em rolamentos e anéis de vedação e o-ring e x-ring, mas pela numeração do rolamento é possível encontra-lo na internet à venda, mas outra opção é fazer a aquisição da tração pelo site do ebay.com que é americano mas lá é possível comprar o control trac ll mas devido ao valor do dolar fica inviável a compra a menos que o dollar abaixe novamente, claro que mesmo que o valor tenha ido as alturas com o dollar alto ainda fica abaixo dos 50% do valor cobrado nas concessionárias, outra informação que pode ser útil é de que esta tração é a mesma utilizada no ford fusion 3.0 Sel Awd v6 24v, e que ate pouco tempo encontrei disponível no mercado livre descriminado por tração awd não da eco sport mas sim do ford, infelizmente a demanda é imensa então quando esta tração é anunciada não fica por muito tempo disponível mas vale sempre ficar atendo e arrumar um tempo para dar uma procurada.

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  5. Amigo Parabéns pelo tópico pois tenho uma 2005 e ainda hoje quase 3 anos que tenho continuo aprendendo todos os dias sobre o sistema e me apaixonando pelo carro que tenho e poucos conhecem o que há por baixo dessa estrutura.

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  6. Pra te ser sincero também gosto muito deste carro mas o único ponto fraco e lamentavelmente extremamente caro de consertar é essa tração, uma pena o fabricante não corrigir esse defeito ou substituir por uma tração que não quebre facilmente como esta, assim eles perdem dezenas de novos compradores em potencial inclusive eu este foi meu 1 e ultimo carro desta marca.

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  7. Boa noite!
    Tenho problema semelhante ao que o Kleber postou no início dos comentários, vazamento, no meu caso pequeno, no final do eixo cardan/entrada do conversor de torque, minha pergunta é se o mesmo óleo que é colocado no diferencial passa internamente também para o conversor de torque lubrificando os dois, ou os óleos são separados, e no caso de vazamento pequeno é possível conserto substituindo apenas o retentor ou eu teria que desmontar o conversor de torque. Obrigado
    Ricardo

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    1. No meu caso foi só a troca do retentor (aprox. R$ 115,00). O óleo é compartilhado com o diferencial.

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    2. Bom dia ! vazamentos são comuns na eco 4wd pelo retentor e que não é nada barato, tudo neste carro é bem mais caro que nas outras versões, quanto a duvida do óleo o que faz a lubrificação do diferencial não é o mesmo que faz a lubrificação interna do control trac II, quem faz a lubrificação interna da tração é um silicone especial especifico e muito caro o litro que é mais díficil de achar do que a tração em si por isso eu usei óleo hidráulico, recomendo a quem tem esse carro a verificar nível do óleo do diferencial pelo menos uma vez por ano.

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  8. Olá! Boa Noite.
    Ewerton, primeiro gostaria de te agradecer pela orientação sobre o Control Trac II. Comprei na Internet o do Fusion e deu tudo certo.
    Agora tô com outro pepino... se não for pedir demais... Não sei o que fazer, fui trocar o retentor do semieixo LD do diferencial dianteiro e não acha em lugar algum. Nas Autorizadas, identifica o retentor código e tudo, mas não bate com o retirado do carro. E ninguem sabe o que acontece... já viu algo parecido ?

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  9. Olá! Boa Noite.
    Ewerton, primeiro gostaria de te agradecer pela orientação sobre o Control Trac II. Comprei na Internet o do Fusion e deu tudo certo.
    Agora tô com outro pepino... se não for pedir demais... Não sei o que fazer, fui trocar o retentor do semieixo LD do diferencial dianteiro e não acha em lugar algum. Nas Autorizadas, identifica o retentor código e tudo, mas não bate com o retirado do carro. E ninguem sabe o que acontece... já viu algo parecido ?

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  10. ¡Hola! Buenas.
    primero como para darle las gracias por la orientación sobre el Control Trac II. la camioneta tenia una vibración y el mecánico me dijo q era porque se quedaba activa la 4wd trac II ,guiándonos con tu blog desarmamos pero llegamos hasta quitar la soldaduras y no pudimos destapar mas...decidimos volver a montar y resulta q ahora quema los fusibles que hacen aparecer el indicador en el tablero 4wd el botón si enciende...me podrías indicar el procedimiento de armado alguna guía ...te agrdezco

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  11. Boa Noite amigo.Primeiramente parabéns pela matéria ficou show. Tenho uma Eco 2009 4wd e estou com o mesmo problema seu, porém preciso apenas da Bobina. Vc pode me ajudar? Preciso saber onde recondiciona ela ou compra. Original encontrei completo mais é 2.500 tudo.

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. Olá tudo bem
    Estou com um problema é que a tração não destraciona do 4x4 para 4x2 de jeito nenhum....alquem pode me ajudar?
    A minha e uma eco 4wd 2004

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    1. Bom dia clecio,tenho uma 2009 também e estou passando pelo mesmo problema,e não quer destravar de jeito nenhum no botão,você conseguiu descascar esse abacaxi,me ajuda aí,abraços.

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  14. Muy buenas fotos, ahora entiendo el funcionamiento de trac 2, gracias...

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  15. Oi amigo! Tenho uma Ecosport a pouco tempo 4wd e também não está funcionando a tração traseira. Já testei em areia e lama,mas as rodas traseiras nunca se mexem. Sou de Porto Alegre, gostaria de saber se alguém conhece algum mecânico que entenda desse sistema para eu poder arrumar. Adoro ela, mas fiquei muito decepcionado ao perceber que a tração não funciona. Se alguém pudere ajudar ficaria muito grato. Estou disposto a pagar pra ver ela funcionar.

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  16. Boa noite! Sou de Porto Alegre e gostaria de saber se alguém tem alguma indicação para arrumar a tração da minha eco 4wd. Estou desesperado, não acho ninguém que entenda desse sistema Control trak ll

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  17. É uma Ecosport 2011 com 80.000 km! Sei que ela é dividida na parte eletrônica e a parte mecânica do sistema. Gostaria de saber se alguém sabe me dizer como testar ambas as partes. Pra se for o caso eu comprar só o que está estragado. Mas preciso de algumas dicas de como testar ou se alguém souber de alguma pessoa que já mexeu nesse sistema em Porto Alegre e poder me indicar eu ficaria imensamente grato.

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  18. A parte elétrica é um eletroímã acionado pelo botão do painel. É só pedir para um mecânico pegar o chicote no conversor de torque (fica na frente do diferencial traseiro) e testar se tem corrente. As vezes pode ter queimado a bobina do eletroímã dentro do conversor (ainda fácil de consertar).
    A parte mecânica, pode quebrar quando o usuário indevidamente aciona a tração em piso seco. Uma forma de ver se funciona é subir o carro no elevador, ligar e colocar as rodas para rodarem. Se as traseiras rodarem, o sistema provavelmente está ok (mesmo com o 4wd não acionado, há transferência de torque para o eixo traseiro). Agora, se nada acontecer, ou está quebrado ou pode ter vazado o fluído do conversor.

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  19. Boa noite
    Me chamo Eduardo sou de Gravataí rs
    Estou com o meu conversor aberto aconteceu o mesmo problema do nosso amigo do post já mandei soldar a carcaça amanhã vou levar no torneiro para limpar a rosca pois a solda passou um pouco para a rosca da carcaça em seguida colocar óleo hidráulico e fechar a peça por sorte a bobina magnética está boa

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    1. Ola eduardo,como você testou a sua bobina,não e facil arrumar mecânico pra eco,estou com a minha 2009 no 4x4 direto,não que desligar de jeito nenhum,alguém conseguiu resolver esse tipo de problema, abraços.

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    2. Amigo sabe me dizer quantas e onde vão as esferas que encontrei dentro do sistema

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  20. Boa tarde.. Sou de oficina mecânica e gostaria de ajuda para recondicionar um control trac ii.. Se puder entrar em contato com a minha empresa, agradeço.. (15)99671-3714

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  21. Bom dia, posso colocar óleo hidráulico no lugar do tal silicone? Dentro do conversor?
    sobre o do fusion servir, seria qual modelo de fusion? Minha eco é uma 2016/17
    Obrigado

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  22. Bom dia amigo eu tenho uma ercoospot2004 e a minha está com o mesmo problema que vc falou já faz
    1 ano e não consigo mecânico em lugar nenhum meu mecânico descobri que ela está quebranda vc pode me ajudar por favor eu agradeço
    Meu..
    Zap..(28)999208917
    Aguardo seu retorno 🙏🙏🙏👏

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  23. Amigo otimo detalhamento do problema e solução encontrada.

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  24. boa tarde ,cara estou com dificuldade de encontrar e cruzeta da eco,a minha é uma 2009,tu sabe me dizer se conhece alguma compativel...

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  25. Boa noite ,
    Tenho uma 4wd 2005, ela está fazendo a distribuição quando necessário para traseira . Só que quandonaciono o botão acende no painel mais não está bloqueando, o que pode ser ?

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  26. Boa noite , sabe me dizer o de é quantas esferas vão no sistema, pois abri meu conversor eque estava exatamente igual ao seu e notei que ti há 2 esferas lá mas não sei onde vão e se são apenas 2

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  29. Olá amigos, tenho uma EcoSport 4wd ano 2004 e deu problema na caixa, se foi a engrenagem da terceira e quarta marcha, alguém sabe alguma coisa, não acho nada em lugar nenhum...

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